Estudo e desenvolvimento de circuitos retificadores para aplicação em redes de distribuição de energia elétrica em corrente contínua em sistemas embarcados - Parte II

por Andressa de Moura Periolo
Publicado: 27/10/2023 - 16:16
Última modificação: 14/05/2024 - 21:23
Estudo e desenvolvimento de circuitos retificadores para aplicação em redes de distribuição de energia elétrica em corrente contínua em sistemas embarcados - Parte II

Trata-se de uma continuidade do projeto aprovado na Chamada CNPq 06/2019 Bolsa PQ, Processo: 303350/2019-9 e está fortemente correlacionado ao projeto de pesquisa intitulado "Modelagem de Sistemas Elétricos de Potência Embarcados em More Electric Aircrafts Utilizando a tecnologia Hardware-in-the-Loop", aprovado na Ed. CNPq/FNDCT/MCTI 17/2022 - Processo 407403/2022-1. Na primeira etapa do projeto, executada entre em 2017 e 2022, cinco (05) dissertações de mestrado foram concluídas, três (03) teses de doutorado foram iniciadas. O principal objetivo é o desenvolvimento de circuitos retificadores especiais para aplicação em redes de distribuição de energia elétrica utilizados em sistemas embarcados tais como modernas aeronaves e navios. Em aeronaves modernas, os sistemas pneumáticos e hidráulicos tradicionais estão sendo substituídos por dispositivos elétricos, a fim de reduzir os custos através do aumento da confiabilidade e da redução de manutenção. Essa tendência é chamada de "Aeronave Mais Elétrica" (More Eletric Aircrafts - MEA).

Artigos publicados:

T. G. Neves, L. C. G. de Freitas, A. O. C. Neto, V. F. Barbosa, G. B. de Lima and J. B. Vieira, "Analysis and Comparison of Bridgeless SEPIC Topologies operating in Discontinuous Conduction Mode for Power Factor Correction in Aircraft Power Systems," 2021 14th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), São Paulo, Brazil, 2021, pp. 226-233, https://doi.org/10.1109/INDUSCON51756.2021.9529622.

Patentes:

BARBOSA, V. F. ; Freitas, L. C. ; Freitas, L. C. G. ;Lima, G. B.. CIRCUITO ISOLADO DE GATILHO DE INTERRUPTORES DE POTÊNCIA EM ALTA FREQUÊNCIA. 2021, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR102021005555, título: "CIRCUITO ISOLADO DE GATILHO DE INTERRUPTORES DE POTÊNCIA EM ALTA FREQUÊNCIA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/03/2021

Freitas, L. C. G. ; Lima, G. B. ; BARBOSA, V. F. . CONVERSOR CA-CC RETIFICADOR HÍBRIDO TRIFÁSICO PARA APLICAÇÕES EM AERONAVES. 2022, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10202200951, título: "CONVERSOR CA-CC RETIFICADOR HÍBRIDO TRIFÁSICO PARA APLICAÇÕES EM AERONAVES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 16/05/2022Instituição(ões) financiadora(s): CNPq, UFU.

Programas de computador:

BARBOSA, V. F. ; Lima, G. B.; Freitas, L.C.G. . HybridDCGrid. 2022.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512022000300-7, data de registro: 10/02/2022, título: "HybridDCGrid" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

BARBOSA, V. F. ; Lima, G. B.; Freitas, L. C. G. . RHTMEA. 2022.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512022000715-0, data de registro: 18/01/2022, título: "RHTMEA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

SOARES, A. L. ; DE OLIVEIRA COSTA NETO, ANTONIO ; BARBOSA, V. F. ; ELEODORO, O. F. A. ; Lima, G. B.;  Freitas, L. C. G. . ATRUMEA. 2022.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512022002232-0, data de registro: 17/08/2022, título: "ATRUMEA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.